A NAME for Health

NOTÍCIAS

A NAME for Health organiza a II Reunião de Educação Médica de Língua Portuguesa em Luanda

O projeto A NAME for Health tem vindo a promover o desenvolvimento de uma Rede de Educação médica em Língua Portuguesa que pretende servir a melhoria da qualidade da Educação Médica nos Países Africanos de Língua Portuguesa.
São objetivos desta Rede a partilha e disseminação de informação entre profissionais de saúde, a melhoria da comunicação e o apoio ao alargamento da oferta de formação e produção de cursos de pós-graduação.
A II Reunião de Educação Médica em Língua Portuguesa pretende discutir a construção da Rede de Educação Médica em Língua Portuguesa e irá decorrer no próximo dia 19 de Agosto, entre as 14h e as 16h, no V Congresso da Comunidade Médica de Língua Portuguesa, em Luanda.



Projeto A NAME for Health promove sessão “Acesso à informação em Saúde na Rede de Educação Médica de Língua Portuguesa: o papel das bibliotecas virtuais”

O projeto A NAME for Health tem vindo a promover o desenvolvimento de uma Rede de Educação Médica de Língua Portuguesa que pretende servir a melhoria da qualidade da Educação Médica nos Países Africanos de Língua Portuguesa.

São objetivos desta Rede a partilha e disseminação de informação entre profissionais de saúde, a melhoria da comunicação e o apoio ao alargamento da oferta de formação e produção de cursos de pós-graduação.

Neste contexto, o projeto A NAME for Health promoveu, no dia 13 de Junho, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, a sessão “Acesso à informação em Saúde na Rede de Educação Médica de Língua Portuguesa: o papel das bibliotecas virtuais”, que contou com a presença da Dra. Lilian Caló, gestora de projetos do Centro Latino-americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS) e com a participação de profissionais ligados à Informação em instituições de saúde e na comunidade académica da U.Porto.

Brevemente, o vídeo da sessão será disponibilizado online para todos os parceiros.




A NAME for Health apresenta dois trabalhos no XXI Encontro da AULP

O projecto "A NAME for Health" marcou presença no XXI Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) com a apresentação dos trabalhos "Transferência de conhecimento em África: a construção de uma Rede de Educação Médica de Língua Portuguesa no programa "A NAME for Health"" e "
A Estratégia de Implementação de um Programa de Mestrado em Educação Médica na Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto, Angola"
.

O XXI Encontro da AULP teve como tema as "Novas formas de cooperação: espaços de convergência nos países lusófonos" e reuniu, em Bragança, universidades dos oito países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da região administrativa de Macau.

No decorrer deste encontro, Jorge Ferrão, Reitor da Universidade do Lúrio (Nampula, Moçambique)e parceiro do projeto A NAME for Health, foi eleito o novo Presidente da AULP para o próximo triénio.

Mais informações em:http://aulp.org/imprensa.php?id=345

As apresentações realizadas estão disponíveis no Moodle para todos os utilizadores registados.




Nova edição do Mestrado de Educação Médica na FMUAN

No próximo mês de Março terá início a 2.ª edição do Mestrado em Educação Médica, promovido em Luanda pela Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho
Neto (FMUAN) em colaboração com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

O mestrado destina-se a licenciados em Medicina ou outras áreas de saúde que pretendam desenvolver competências como docentes e investigadores em educação médica, para progressão na carreira docente universitária, na carreira de investigação ou como peritos independentes.

Os seguintes documentos estão disponíveis para consulta:

- Comunicado - Abertura das inscrições

- Ofício

- Regulamento



A NAME for Health apresenta dois trabalhos na conferência ICERI 2010

O projecto "A NAME for Health" participou na conferência ICERI 2010 com os trabalhos "On the Way to Raise an Internacional Cooperation University Network: The case of "A NAME for Health" e "Student Support Offices as a Strategic Approach to Promote Success in Higher Education: Cases in Medical Education.

Esta conferência decorreu entre os dias 15 e 17 de Novembro de 2010, em Madrid, Espanha(http://www.iated.org/iceri2010/).

Os artigos completos estão disponíveis no Moodle para todos os utilizadores registados.


A NAME for Health apresenta trabalho no E-Learning Symposium AMEE 2010

O projecto "A NAME for Health" participou no E-Learning Symposium da conferência AMEE 2010 com o trabalho "A NAME for Health: designing an e-learning platform for medical education".

Esta conferência decorreu nos dias 4 e 5 de Setembro de 2010, em Glasgow, na Escócia(www.amee.org).

A apresentação realizada está disponível no Moodle para todos os utilizadores registados.


A NAME for Health participa na conferência e-Learning Africa 2010

O projecto "A NAME for Health" irá participar na conferência e-Learning Africa 2010 com o trabalho "A NAME for Health: designing an e-learning platform for medical education".

O trabalho proposto descreve os primeiros passos que temos vindo a dar para a construção de uma plataforma tecnológica, em que ferramentas como o e-learning poderão contribuir para a melhoria da Educação Médica nas instituições participantes deste projecto.

Esta conferência irá decorrer entre os dias 26 a 28 de Maio, em Lusaka, na Zâmbia (www.elearning-africa.com).

O artigo completo está disponível no Moodle para todos os utilizadores registados.


I Reunião de Educação Médica da CMLP

A I Reunião de Educação Médica da CMLP será realizada em Maputo, no próximo dia 25 de Março, integrada no IV Congresso da Comunidade Médica da Língua Portuguesa (CMLP) e VI Congresso da Associação de Saúde Mental de Língua Portuguesa (ASMELP).

Para mais informações, consulte o website do Congresso.



A NAME for Health com presença confirmada no evento "Os dias do Desenvolvimento 2010"

Durante a 3ª edição do evento Os Dias do Desenvolvimento 2010, no dia 21 de Abril de 2010, às 11:30, o projecto A NAME for Health irá organizar uma mesa redonda sobre o tema “Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação ao serviço da melhoria da qualidade do Ensino Superior em projectos de Cooperação para o Desenvolvimento”.

Neste evento estarão presentes os representantes do projecto A NAME for Health em Portugal, Angola e Moçambique com o objectivo de analisar as contribuições de uma Plataforma de Educação Médica em Língua Portuguesa para a melhoria do Ensino Superior nestes países.

Para mais informações, consulte www.diasdodesenvolvimento.org.




Abertura do GAE na FMUEM prevista para Fevereiro

Uma das actividades estruturantes do projecto A NAME for Health é a criação de Gabinetes de Apoio ao Aluno nas instituições participantes.

Coincidindo com o início do ano lectivo, o Gabinete de Apoio ao Estudante da Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane em Maputo, Moçambique, tem data de abertura prevista para 15 de Fevereiro de 2010.

A Dra. Isabel Soares, psicóloga clínica e responsável pela instalação do gabinete, irá também exercer funções de coordenação do mesmo, onde trabalharão também dois psicopedagogos, que ficarão a desenvolver actividades de apoio ao gabinete, nomeadamente na componente de apoio pedagógico aos estudantes.

Até ao momento tem sido feito todo um trabalho de bastidores necessário à abertura e funcionamento do GAE/FMEM, que envolveu a selecção de um espaço onde instalar o gabinete, a solicitação de orçamentos para a reabilitação e reorganização deste espaço em dois gabinetes distintos e a procura de fundos ao nível do empresariado local para suportar esta reabilitação, uma vez que a Faculdade não dispõe de financiamento para o efeito.

No decurso deste processo, foi necessário estabelecer contactos com a Direcção da Faculdade, e com a Direcção de várias instituições do sector privado, no sentido de apresentar o projecto e solicitar o apoio financeiro necessário. Das várias empresas contactadas, até ao momento, o BCI Fomento foi a única instituição que respondeu positivamente, comprometendo-se com 150 000,00Mts (aproximadamente 4 000 euros), o que cobre as despesas previstas no orçamento.

Paralelamente a este trabalho, as seguintes actividades do GAE/FMEM estão em curso para a abertura do ano lectivo:

22/02/2010 – Apresentação da Faculdade aos novos alunos; apresentação do Gabinete de Apoio ao Estudante; atribuição de um tutor a cada grupo de 10 novos alunos (este tutor será um aluno do 2º ano e terá a responsabilidade de orientar os novos alunos no espaço da Faculdade e nas novas metodologias de ensino/aprendizagem).

23/02/2010 – Apresentação do curriculum do curso e do método de ensino/aprendizagem em uso na faculdade pela Directora Pedagógica Professora Doutora Vitória Branco Neves.

24/02/2010 – Palestra : A Identidade do Estudante de Medicina, pelo Dr. Fernando Vaz.

25/02/2010 – Palestra : Transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior, pelo Dr. Branco Neves.

26/02/2010 – Apresentação do Programa de Actividades do Gabinete de Apoio ao Estudante, pela Dra. Isabel Soares.



Lançamento da rede de conhecimento HIFA-pt 2015

O lançamento do HIFA-Portuguese (HIFA-pt) aconteceu no passado dia 19 de novembro de 2009 em Maputo, Moçambique durante a II reunião de coordenação da rede BVS ePORTUGUÊSe.

HIFA-Portuguese (HIFA-pt) é uma parceria entre a Rede ePORTUGUÊSe da Organização Mundial da Saúde e a Rede Global de Informação em Cuidados de Saúde/HIFA2015.

O fórum HIFA2015 é uma rede de conhecimento global que reúne mais de 2800 profissionais de saúde, bibliotecários, editores, formuladores de políticas e gestores de mais de 150 países em todo o mundo, incluindo mais de 100 profissionais da Organização Mundial de Saúde.

HIFA-pt e HIFA2015 estão totalmente integrados e partilham um objectivo comum: em 2015, cada pessoa no mundo deverá ter acesso a um provedor de saúde.

O projecto A NAME for Health já aderiu a esta rede de informação em saúde para todos. Para participar no HIFA-Portuguese (HIFA-pt) basta aceder a Hifa-pt.



Participação da equipa A NAME for Health no evento EDULINK 3rd Stakeholder Conference

O projecto A NAME for Health participou na EDULINK 3rd Stakeholder Conference nos passados dias 1 e 2 de Outubro, no Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação em Lisboa.

Respondendo ao tema “EDULINK - Common Solutions for Different Needs: Knowledge sharing through the ACP-EU Platform for Cooperation in Higher Education”, as equipas dos projectos participaram activamente na discussão lançada sobre os desafios e oportunidades do Programa Edulink e a sua contribuição para a promoção do Ensino Superior como meio de redução da pobreza nos países e regiões ACP.

A afirmação do Programa Edulink como a Plataforma ACP-EU para a Cooperação no Ensino Superior irá promover a sedimentação de uma rede global de partilha de conhecimento, experiências e boas práticas entre todos os países envolvidos e a crescente contribuição para o Desenvolvimento.

A conferência foi uma excelente oportunidade para a equipa A NAME for Health promover o trabalho em rede e a troca de ideias com a restante comunidade Edulink.

Na secção News do website do programa Edulink encontra-se informação mais detalhada sobre esta conferência.

Participantes no evento EDULINK 3rd Stakeholder Conference

Participantes no evento EDULINK 3rd Stakeholder Conference


Cezaltina Kahuli é a terceira estagiária clínica do projecto A NAME for Health e estará no Porto entre 2 e 27 de Novembro.

No âmbito deste estágio irá participar na reunião Clínica do Parto II, dedicada ao tema «Nascer em Portugal» organizada pela Sociedade Portuguesa de Obstetrícia e Medicina Materno-Fetal, pelo Hospital de São João, E.P.E. e pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Esta reunião irá acontecer no Hotel Porto Palácio, no Porto, nos próximos dias 20 e 21 de Novembro de 2009.

Cezaltina Kahuli é a coordenadora da área clínica Ginecologia e Obstetrícia no Projecto A NAME for Health na Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto (FMUAN), em Luanda. Realizou o primeiro Mestrado em Educação Médica outorgado pela FMUAN (CEDUMED), curso este que teve o apoio de um projecto de cooperação entre a FMUP e a FMUAN.


Chegam ao Hospital São João as duas primeiras estagiárias clínicas vindas de Angola e Moçambique

O Hospital São João irá receber, entre os dias 6 e 30 de Outubro, Ana Graça, da Universidade Eduardo Modlane, em Maputo, e Maria Helena Vitória Pereira, da Universidade Agostinho Neto, em Luanda.

Com o objectivo de promover a melhoria da prática clínica nos seus países de origem, as docentes irão realizar estágios em Pediatria e Doenças Infecciosas, respectivamente.

Até ao final deste semestre serão ainda realizados mais quatro estágios no âmbito das áreas prioritárias do projecto A NAME for Health.


Comemoração do Dia do Imamat de Sua Alteza o Aga Khan

A coordenadora executiva do projecto A NAME for Health, Ana Godinho, estará presente na recepção organizada por ocasião da comemoração do Dia do Imamat de Sua Alteza o Aga Khan no próximo dia 24 de Setembro, na Delegação do Imamat Ismaili em Lisboa.

A Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (Portugal) trabalha no sentido de melhorar as condições de vida e o acesso a oportunidades de populações em algumas das regiões mais pobres do mundo em desenvolvimento.

Mais informações sobre a Rede Aga Khan Portugal disponíveis em www.akdn.org/portugal.